
02 abr Bodas de casamento: a lista completa para comemorar!
Depois do grande dia, a data em que ele foi celebrado também merece ser comemorada, as famosas bodas de casamento.
As mais comuns são as de 25 e 50 anos ou de prata e ouro, respectivamente, mas desde o início elas recebem representações diferenciadas, e é isso que vamos falar aqui nesse artigo, confira:
Como surgiu a comemoração das bodas de casamento?
As bodas de Casamento surgiram com o intuito de celebrar os anos (e até meses) que os casais estão juntos. De origem latim, votum, a palavra “boda” significa “promessa”. A comemoração das bodas de casamento era um costume de pequenos povoados alemães: ofereciam uma coroa de prata aos casais que completassem 25 anos de casado e uma de ouro para os que chegassem aos 50.
Muitos casais preparam comemorações especiais a cada ano com renovação de votos, festas, viagens e etc, mas o que nem sempre é conhecido são as especificidades de cada mês e ano para cada aniversário de casamento: Porque prata para 25 anos e ouro para os 50?
A resposta é simples e bem simbólica: com o passar dos anos, um casamento está cada vez mais sólido, o casal amadureceu e também é raro ver um casal junto por muitos anos. Os materiais seguem a mesma lógica: quanto mais tempo juntos, o material escolhido torna-se mais resistente, valioso e também raro.


Bodas de casamento: meses
Para os recém casados, tudo ainda é muito intenso, muita paixão e comemoração, por isso os nomes também acompanham esse espírito de ternura, festivo e mais leve:
- 1 mês – Bodas de Beijinho
- 2 meses – Bodas de Sorvete
- 3 meses – Bodas de Algodão Doce
- 4 meses – Bodas de Pipoca
- 5 meses – Bodas de Chocolate
- 6 meses – Bodas de Plumas
- 7 meses – Bodas de Purpurina
- 8 meses – Bodas de Pompom
- 9 meses – Bodas de Maternidade
- 10 meses – Bodas de Pintinhos
- 11 meses – Bodas de Chicletes
Você e seu cônjuge podem comemorar com pequenos presentes, saídas e até mesmo pequenas festas com o tema das bodas.
Comemorando os anos
A partir de um ano, os materiais mudam e a comemoração também, afinal, quem não quer celebrar o amor? Como dito anteriormente, as bodas de casamento mais celebradas são as de 25 e 50 anos, mas nada impede de sempre festejar!
Separamos aqui as datas mais marcantes e importantes e seus respectivos materiais:


- 11º ano: Bodas de aço
- 12º ano: Bodas de seda ou ônix
- 13º ano: Bodas de linho ou renda
- 14º ano: Bodas de marfim
- 15º ano: Bodas de cristal
- 20º ano: Bodas de porcelana
- 25º ano: Bodas de prata
- 30º ano: Bodas de pérola
- 35º ano: Bodas de coral
- 40º ano: Bodas de esmeralda
- 45º ano: Bodas de rubi
- 50º ano: Bodas de ouro
- 55º ano: Bodas de ametista
- 60º ano: Bodas de diamante
- 65º ano: Bodas de platina
- 75º ano: Bodas de brilhante ou alabastro
Celebrando o amor
Não existe motivo para celebrar o amor, que deve ser cultivado todos os dias do ano, mas se vocês querem compartilhar com o mundo sua alegria, existem muitas formas de fazer isso no aniversário da sua boda de casamento:
- Uma nova lua-de-mel que pode ser feita no mesmo lugar ou em outros que são especiais para o casal: existem casais que todos os anos retornam para o local da sua noite de núpcias para relembrarem os momentos;
- Presentes de acordo com o material que representa a boda;
- Jantares românticos em um restaurante especial ou jantares com a família;
- Um book fotográfico: já imaginou daqui 50 anos vocês olharem para todos os álbuns que perceberem o quanto mudaram, relembrarem dos momentos juntos? Não é lindo?;
- Renovação de votos: uma nova festa de casamento ou algo mais intimista que reafirma o comprometimento e amor que um sente pelo outro, além do esforço de manter o casamento firme.
Você conhecia esses tipos de bodas? Já comemorou ou está pensando? Conte aqui nos comentários. Esperamos ter ajudado você a Comemorar suas Bodas. O Amor deve ser sempre Celebrado!
Continue se inspirando em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e em nosso canal no Youtube.
Sorry, the comment form is closed at this time.